terça-feira, 28 de junho de 2011

Manifestações na Grécia.

Milhares tomam as ruas de Atenas em protesto
Milhares de gregos estão a invadir as ruas de Atenas, numa manifestação gigante que tenta impedir a aprovação de um novo plano de austeridade (corte nos salários dos trabalhadores gregos)  pelo Parlamento e que já provocou alguns feridos em confrontos com a polícia.
Durante a manhã, 150 mil “indignados” gregos reuniram-se na praça Syntagma, em Atenas, à frente do Parlamento. Acampados na praça há três semanas, os manifestantes tentaram formar uma cadeia humana e cercar o parlamento. Mas a polícia colocou 1500 agentes na rua e uma barreira de dezenas de veículos estacionados à frente da entrada do parlamento, erguendo barricadas de 2 metros para permitir o acesso aos deputados e impedir a multidão de se aproximar. Várias artérias em torno do parlamento foram fechadas à circulação e aos peões.
Vários manifestantes tentaram romper a barreira policial que circunda o Parlamento mas foram repelidos com gás lacrimogéneo pelos agentes das forças de segurança. Dos confrontos desta manhã resultam já 40 detenções.
Um balanço das autoridades de saúde aponta para três feridos ao início da tarde, mas os serviços de ambulância contabilizaram pelo menos sete. Este é um balanço bastante deficitário uma vez que os confrontos com a polícia mantém-se e mais pessoas vão chegando à Praça Syntagma, em Atenas.
Infelizmente vemos falcatruas em várias partes do mundo, os sindicatos gregos estão cobertos de razão, pois enquanto os parlamentares e governantes Gregos se curvam a União Européia, a população é que paga a conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário